Infertilidade conjugal
A infertilidade é definida como a ausência de gravidez após um ano de tentativas sem sucesso, sendo que aproximadamente 15% dos casais são inférteis e necessitarão recorrer às clínicas especializadas.”
O planejamento familiar consiste em definir o nº desejado de filhos, como também o tempo em que isso vai acontecer. Porém a natureza pode trazer revezes. A idade materna e também a idade paterna deveria ser relevante nessa decisão.
O risco de infertilidade conjugal aumenta progressivamente com idade materna e também com a idade paterna. O risco de abortos recorrentes também aumenta, principalmente em casais com a mulher com mais de 35 anos e o homem com mais de 40 anos.
A qualidade do espermatozoide também piora com o passar dos anos, em particular após os 27 anos de idade. As alterações no sêmen em geral são atribuídas à sequelas oxidativas decorrentes de infecções, varizes de testículos conhecidas como varicocele e até mesmo exposição à poluentes ambientais.
A infertilidade é definida como a ausência de gravidez após um ano de tentativas sem sucesso, sendo que aproximadamente 15% dos casais são inférteis e necessitarão recorrer às clínicas especializadas.
Cinquenta por cento das causas de infertilidade são decorrentes de fatores masculinos. A grande maioria dessas causas são potencialmente tratáveis, com custos menores e sem a necessidade de exposição da mulher aos riscos da fertilização assistida.
Portanto, a infertilidade conjugal deve passar obrigatoriamente pela avaliação do urologista.