Tratamento do Cálculo Renal sem Cirurgia
O cálculo renal é uma massa sólida formada por pequenos cristais, que podem ser encontrados tanto nos rins quanto em qualquer outro órgão do trato urinário. O cálculo renal é conhecido popularmente como pedras nos rins.
A litotripsia extracorpórea por ondas de choque (LECO) é uma modalidade terapêutica não invasiva utilizada no tratamento de cálculos urinários. Foi desenvolvida no início da década de 1980 na Alemanha e introduzida no Brasil em 1985. Desde então os equipamentos vêm evoluindo em tecnologia e eficiência.
O tratamento do cálculo renal sem cirurgia consiste basicamente na fragmentação de cálculos por meio de ondas acústicas de alta intensidade e baixa frequência geradas a partir de uma fonte de energia externa ao paciente. Ou seja, as pedras nos rins são quebradas sem intervenção cirúrgica ou endoscópica. A quebra é feita apenas com o uso de ondas de choque. O procedimento é ambulatorial e com altas taxas de sucesso.
O Hospital de Urologia de Maringá – UROTEC dispõe de equipamento de última geração da marca Dornier (pioneira em litotripsia), já tendo tratado mais de 2.500 pacientes em 3 anos.
A evolução dos equipamentos ao longo dos anos desenvolveu máquinas mais eficazes e com menores efeitos colaterais.
As principais vantagens são:
- Tratamentos sem utilização de rx, ou seja, radiação ionizante;
- Acompanhamento em tempo real da fragmentação do cálculo pelo exame de ultrassom;
- Menor foco de trauma renal e tecidos vizinhos. Isto é, o equipamento é focado no cálculo com uma área de abrangência de 1 cm².
Após o tratamento o paciente elimina os fragmentos da pedra sem o desconforto da cólica renal.
A indicação do tratamento deve ser feita pelo médico urologista que determinará o método a partir do tamanho, número e dureza dos cálculos.