Vasectomia
Vasectomia é a forma mais eficaz de contracepção para o planejamento familiar. É um procedimento cirúrgico, ambulatorial, de pequeno porte, realizado em aproximadamente 30 minutos. Pode ser feito com sedação ou simplesmente com anestesia local.
Consiste na interrupção do canal deferente, bilateralmente, na bolsa testicular. Essa interrupção não representa qualquer sequela sobre a produção hormonal masculina, potência sexual ou sobre a ejaculação.
A recuperação pós-operatória é rápida com retorno às atividades cotidianas em 48H. Discreto desconforto testicular é percebido por até 3 semanas. Em geral, o retorno às atividades físicas e sexuais acontece em 1 semana.
Durantes várias semanas, o paciente poderá ejacular espermatozoides armazenados além do ponto de interrupção criado cirurgicamente, havendo necessidade de cuidado contraceptivo até que se assegure a eficácia do método por um espermograma.
Embora deva ser encarado como um procedimento definitivo, a vasectomia é reversível , podendo ser restabelecida a comunicação do canal deferente por Microcirurgia.